![]() | ||
Para melhorar equilibrio * Cantando a musiquinha da Dona Aranha, na mão direita uma bolinha pequena tipo de tênis ir rolando e subindo pela parede. Depois descendo. Trocar de mão e repetir o processo, subir e descer. Não pode deixar a bolinha cair, não deve ir rápido demais pois escapa da mãozinha. Uma mão de cada vez, uma mão não pode ajudar a outra. A mão esquerda para os destros é mais díficil. Exercício em conjunto, uma bolinha pra vc, outra pra seu filho. * De pernas abertas sentados na chão, jogar a bolinha um para o outro, rolando pelo chão, depois quicando. Chegue mais pertinho e role a bolinha pra cima pra baixo, de um lado pro outro com a palma da mão, depois pressionando a bolinha com a palma da mão ir rolando pra frente e pra trás tipo amassando um pão. Exercícios em conjunto, uma bolinha pra vc outra pra seu filho. * Corda no chão esticada como uma ponte. Conte uma historinha de um rio cheio de jacarés e vcs juntos precisam atravessar a ponte sem cair. Primeiramente caminhe do lado da corda, pois o equilibrio é falho, e colocar um pé na frente do outro é tão díficil pros baixinhos com é para os bêbados. Depois quando já estiverem tinindo, passe pra ir pisando sobre a corda, equilibrando-se pra não cair. Avise que se for rápido demais é mais díficil pois pode cair e o jacaré comer a perninha. Depois faça exercícios de pular de um pro lado pro outro rapidinho sem parar. Tum-tum-tum, de um lado pra outro. * Quando a criança estiver bem equilibrada na linha reta, a corda deve ter uma sinuosidade em formato de onda e tb equilibrando atravessá-la, pé ante pé. Para coordenação * Cortar jornais em tiras. Não é picar jornal e sim cortar tiras compridas. Ensine que cortar no sentido de altura é mais fácil pois no sentido comprimento o jornal rasga muito facilmente. * Fazer bolinhas de papel. Trabalhar com os dedinhos o amassar da folha e com a palma da mão o enrolar a bolinha. * Massinha de modelar é otimo fazer bolinhas, cobrinhas. Usar os dedinhos, palma da mão. Não tente ensina-lo a fazer bichinhos, é trabalhar com dedinhos o amassar e o enrolar mesmo. Quem quer fazer a massinha de modelar em casa eis a receita super fácil de fazer e com ingredientes de sua cozinha, a própria criança faz e já vai exercitando os dedos sem perceber. * Argila é otimo tb. Mas a sujeira pode facilmente ser controlada trabalhando-se em cima de um jornal. Eles vão adorar a textura da argila, por ser molhadinha, geladinha. * Adivinhações. Numa caixa de sapato, esconda objetos e fazer a criança descobrir o que tem dentro da caixa, objetos conhecidos da criança ... travesseiro e ir salientado é macio; gelo, é molhado, frio; escova de cabelo, ela pinica né, lixa de pé, é àspero. O tato está sendo trabalhado. * Pintura com guache ou tinta de dedo. Nada de pinceis, com a mão mesmo. * Trabalhar com contornos de desenhos para se pintar dentro do desenho, com cores diferentes, usando lapises de cor, gizes de cera, canetinhas. O importante aqui é dominar e só pintar dentro do contorno. * Colagens de grãos, milho, arroz, feijão, ervilha, macarrão parafuso, macarrão penne. Brincar com grãos fazendo arvores, flores, casas, o que a imaginação mandar. * Tracejar numa folha... onda e zig-zag e pedir pra criança completar com o lapis, mas sem tirar o lapis do papel, ir do inicio ao fim num movimento só, pra cima pra baixo, até o fim. Inverter o zig-zag, e faze-lo ir da direita pra esquerda tb sem tirar a ponta do lapis do papel, indo devargar, mas continuo. * Bater palmas ritmadas. Vc bate palmas com ritmo e a criança deve repetir. Duas palmas curtas + uma longa, três longas + duas curtas, ir mudando pra que ela observe o ritmo e tente imitar. * Brincadeira do Morto (agachar) e Vivo (de pé). * Passar a bolinha de tênis por debaixo da perna pulando, de um lado pro outro, usando primeiramente uma mão depois a outra. Iniciando o conhecimento de Letras e Números * Existem inumeros joguinhos lúdicos de letras e números, mostrando uma palavra e as letras que nela existem. Ele vai montando letra por letra por observação da palavra que está escrita junto a figura. * Existem letras prontas de EVA pra formar o nome de seu filho, coloque-as no ármario, pra que ele se familiarize com as letras que formam seu nome. O mesmo com os números * Existem tapetes com o abecedário ou números. Até amarelinha tem pronta em EVA. * Existe letrinhas em plástico pra se manusear e formar palavras. * Ensine a letra A. Faça o tracejado do A (sempre em letra de forma) e peça pra seu filho completar com o lápis passando por cima, pra que aprenda a forma da letra. Faça uma folha inteira do A. Coloque figurinhas que começem com a letra A, como avião, abacaxi, anjo, árvore, etc. * Faça ele colorir um desenho que começe com a letra A, exemplo Avião * Na rua, no supermercado, em revistas, peça pra ele lhe mostrar a letra A. * Quando estiver totalmente familiarizado com a primeira letra, passe pra segunda, o B, repita todo processo, peça pra completar o tracejado da letra B passando o lápis por cima, mostre figurinhas com B, bola, bolo, bicicleta, banana, balão. Peça pra colorir um desenho com a letra B. Observando letreiros e placas na rua, revistas, indique a letra B. * Trabalhe bem a letra antes de passar pra outra. Devargarzinho ele irá aprendendo uma a uma todo o Abecedário. * Tem um site muito bom onde pego minhas imagens e desenhos. Tem muito material pra se trabalhar Smart Kids . Tem outros sites bem legais como Q Divertido e 123 Colorir Acho interessante ler esta reportagem sobre Coordenação Motora Marcadores: Comportamento, Filhos, Psicologia Infantil |
Somos parceiras e filhas do Céu. Somos equipe. Somos gente. O nosso objetivo é partilhar vivências, dividir experiências, errar, amar, cuidar, chorar, alegrar, louvar. Sentimentos, emoções, mente-alma, corpo. Apenas nos rendendo à vontade do Criador. Perfeitas? Não... Aperfeiçoando-nos. Venha conosco! Denise Patty Rita Célia Salete
|