<BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/19394901?origin\x3dhttp://planosdedeus.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Câmara aprova nova lei para adoção
Texto busca dar mais rapidez ao processo e limita permanência da criança em abrigo; projeto volta ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que estabelece uma nova Lei Nacional da Adoção. O texto define prazos para dar mais rapidez aos processos de adoção, cria um cadastro nacional para facilitar o encontro de crianças e adolescentes em condições de serem adotados por pessoas habilitadas e limita em dois anos, prorrogáveis em caso de necessidade, a permanência da criança e jovem em abrigo. O cadastro nacional foi definido em resolução do Conselho Nacional de Justiça.
Na votação, foi retirado o ponto que permitia a adoção de crianças e adolescentes por casal formado por pessoas de mesmo sexo. Líderes de alguns partidos, como o PTB, e deputados da bancada evangélica pressionaram e ameaçaram impedir a votação caso esse dispositivo constasse da proposta, que já havia sido votada no Senado. Na prática, no entanto, casais homoafetivos têm o direito à adoção reconhecido na Justiça.
"Sinto-me perdendo, mas tenho consciência de que a aprovação desse projeto é muito importante para as crianças e os adolescentes", afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS), uma das negociadoras da proposta e defensora do artigo que estendia a adoção aos casais do mesmo sexo. O projeto foi aprovado em acordo com os líderes e em votação simbólica, sem o registro dos votos no painel eletrônico. Sem o acordo que retirou a referência aos casais de mesmo sexo, a proposta não seria votada.
O autor do projeto, deputado João Matos (PMDB-SC), calcula que a lei de adoção vai reduzir em um terço o tempo atual de três a cinco anos necessários para a conclusão dos processos. Ele ressalta que a decretação da perda do poder familiar terá de ser feita no máximo em 120 dias após o encaminhamento do processo à autoridade judicial.
Quando houver recurso nos procedimentos de adoção, por exemplo, o processo terá de ser julgado no prazo máximo de 60 dias. O projeto aprovado dá direito ao adotado a conhecer sua origem biológica e ao acesso irrestrito ao processo que resultou em sua adoção, caso tenha interesse. Esse direito é estendido aos seus descendentes que queiram conhecer a história familiar.
A proposta trata também das crianças indígenas que, por prática cultural de sua tribo, algumas vezes acabam rejeitando-as. Nesses casos, a Fundação Nacional do Índio (Funai) promoverá a colocação da criança em outra família. O texto deixa claro que a preferência de adoção é por brasileiros.
INTERNACIONAL

Marcadores: , ,



Postado por salete

Seu recadinho é valioso!



0 Comentário(s) Amigo(s)...





Somos parceiras e filhas do Céu.

Somos equipe. Somos gente.

O nosso objetivo é partilhar vivências,
dividir experiências, errar, amar, cuidar,
chorar, alegrar, louvar.

Sentimentos, emoções, mente-alma, corpo.
Apenas nos rendendo à vontade do Criador.
Perfeitas? Não...
Aperfeiçoando-nos. Venha conosco!

Bel
Denise
Patty
Rita Célia
Salete

 







 

Nos visitam no momento:
online


Amigos que já passaram
por aqui desde 17/06/05:




 






Sugestões para Leitura





Autora dos livros:
Denise Lage










Autora dos livros:
Maria Tereza Maldonado








Autor dos livros:
Içami Tiba

 





Para nos linkar, selecione o texto abaixo com o botão ESQUERDO do mouse e clique em cima em seu computador no menu editar e depois em copiar!

CLIQUE NO SELINHO PARA
ENTRAR NO BLOG:






 

 





Copyright - 2010
Planos de DEUS
Todos os direitos reservados